quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A VOZ DA SENSATEZ


"Eu respeito a decisão dos ministros, só acho que ela é dolorida para nós. Nós do PT devemos aprender com esse episódio e dar exemplo." Eduardo Suplicy

Não tenho dúvida de que sentimento semelhante deve ter invadido o íntimo de ministros como Ayres Britto e Dias Tóffoli, militantes petistas históricos, muito achegados a Lula, ao condenarem, com olhos postos nas provas do processo, o núcleo político do "mensalão".

O sentimento de Suplicy é o sentimento da sensatez, o sentimento de quem não permite que a queda ideológica obnubile completamente o senso de justiça, o sentimento de quem, coerentemente, sabe cortar na própria carne, embora aceite o castigo do companheiro com lágrima nos olhos!

Os cinco séculos de servidão político-social foram muito cruéis para não se exigir austeridade ética dos representantes de um governo genuinamente popular. A luta para inverter o vetor histórico foi demasiadamente árdua para não se cobrar dos soldados do "front" o exemplo, cabendo mesmo a todos nós da esquerda brasileira adotar o infausto episódio do "mensalão" como uma dolorosa lição, ainda que não consigamos conter a revolta com o notório oportunismo da mídia conservadora, que jamais manifestou interesse pelo julgamento do "mensalão" mineiro.

Convindo ressaltar, por fim, que o STF, no processo do "mensalão", não está julgando a história política dos réus, mas um episódio de ilicitude penal específico. Se a história política dos réus não é razão suficiente para uma absolvição criminal, a condenação judicial também não é razão suficiente para se renegar toda a história política dos réus.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nem preciso dizer mais nada.... SENSATEZ!!! A vida nos pede isso!!

Você soube ter cabeça fria pra escrever com a sabedoria de quem, como eu, sofreu por ACREDITAR!!!

ACREDITAR em algo novo... ACREDITAR que, agora, seria diferente!!


Mas foi preciso que tudo acontecesse, foi preciso ver, foi preciso SIM....

Hoje nos estamos mais conscientes de nós mesmos!!!

Não existem Salvadores, senão nós e a nossa integridade!!!!

Vc foi Fora de série, MEU AMIGO!!!


Raphael Esmeraldo