sábado, 20 de outubro de 2012

COMUNIDADE QUILOMBOLA DA TIMBAÚBA



Numa vista d'olhos rápida na copiosa obra "História do Ceará", de Airton de Farias, não encontrei uma única menção a qualquer vulto da história política coreauense, a qualquer ícone (católico ou protestante) da história religiosa local, a qualquer indivíduo, família ou clã de origem palmense, com relevância no cenário estadual. Paradoxalmente, na contramão do ufanismo tradicional da historiografia local, Coreaú passaria absolutamente in albis na "História do Ceará", de Airton de Farias, não fora uma única referência aos Negros Timbaúba, comunidade quilombola coreauense que luta pela preservação de sua história e de suas tradições.     
Para os que vislumbram a história como um romance oficial das instituições dominantes, pode causar perplexidade os Negros Timbaúba serem a parte que nos cabe no latifúndio da "História do Ceará", mas para os que a encaram sob um viés crítico libertário, não há deveras fato histórico mais relevante, em Coreaú, do que a resistência dos quilombolas da Timbaúba, malgrado a ignorância social corrente.
A Comunidade Quilombola da Timbaúba é formada por 142 famílias, ocupa um território de 2.033,7248 ha e clama por reconhecimento, especialmente na Palma.
O processo de regularização do território quilombola da Timbaúba, que tramita no INCRA, encontra-se atualmente com o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação - RTID - publicado no Diário Oficial da União, devendo seguir para a edição da Portaria de Reconhecimento do Território e, em seguida, do Decreto de Desapropriação por Interesse Social (cf. tabela abaixo).  

Ficha Resumo do Território
Nome da TerraTimbaúba
Nome da ComunidadeNegros Timbaúba
MunicípioCoreaú
Unidade da FederaçãoCeará
População142 famílias
Dimensão Territorial2.033,7248 hectares
Etapa do processo de titulaçãoRTID publicado no diário oficial
Superintendência ResponsávelSR-02/Ceará PA 54130.001694/06-40
Data da Última Atualização03/02/2012

Fonte: http://www.cpisp.org.br

Nenhum comentário: