sábado, 7 de julho de 2012

BREVE TRATADO SOBRE O FAIR PLAY


A POLÊMICA DO FAIR PLAY... O jogo entre Ceará x Criciúma tem gerado polêmica!!! Desde ontem, já li e ouvi diversos comentários. Alguns, de tão repugnantes, nem mereciam ser publicados...
(mas juro que li no “globoesporte.com”, gente dizer que... “isso é coisa de nordestino” – e aqui não coloco o link exatamente pra não fomentar mais essa “rivalidade medíocre”).

O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO... Do site http://www.significados.com.br/fair-play/, extraímos o seguinte trecho: “O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital.”

A “TAL” DA CERA X FAIR PLAY... Vou recapitular um lance só e fomentar a primeira questão do dia. Basta apenas rever o replay do jogo!!!

O Ceará diminuiu o resultado adverso de 2 x 0 aos 21 minutos do 2º tempo. Logo após, por volta dos 22:35 minutos, o goleiro Douglas cai pela primeira vez (de um total de 05), requerendo atendimento médico. O jogo fica parado até os 25:12, enquanto o SPORTV mostra os gols dos outros jogos!!! Em um lance, um só jogador, no caso o goleiro Douglas, deixou o jogo parado por quase 03 minutos!! E se fossemos contabilizar os outros atendimentos ao mesmo goleiro??  Quanto tempo teríamos de jogo parado??

Dessa forma, pergunta-se:
Fazer cera é jogar limpo?? fazer cera é agir com fair play?? ou será que fair play quer dizer só “devolver a bola ao adversário???

Longe de responder essa indagação, a verdade é que quem vive esperando por Fair Play pode, infelizmente, morrer ingênuo...

FAIR PLAY X INGENUIDADE.... De qualquer maneira, existe, sim, um tanto de ingenuidade no time do Criciúma!! E aqui não quero me referir só ao Ceará!!! Cá entre nós, será que um time da casa, estando perdendo um jogo aos 43 do 2º tempo, numa partida encarada como “jogo de 06 pontos”, ia mesmo entregar a posse de bola de graça ao adversário??

No futebol, querendo ou não, os jogadores, treinadores e dirigentes são cobrados pelo resultado!!! Verdade seja admitida, é o PLACAR FINAL DO JOGO que salva ou demite o treinador, o goleiro, o atacante... Sabendo disso, os jogadores vão agir de modo a conseguir... O TAL DO RESULTADO!! 
Isso posto, na prática, qualquer que seja o caso, o dito “FAIR PLAY” vale enquanto o resultado não está tão ameaçado!!!

Ou será que, sendo o inverso, e perdendo um jogo importante dentro de casa, o torcedor e os dirigentes desse mesmo Criciúma iam obrigar os jogadores a entregar a bola de graça ao seu adversário, jogando fora a chance do empate??

Por favor, não respondam antes de ler as linhas abaixo!!

AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ....  Vamos relembrar um pouco da história. A data, agora, é 15 de Maio de 2007. Neste mesmo Estádio Presidente Vargas, Ceará e Criciúma se enfrentavam por esta mesma Série B e o Alvinegro Cearense vencia o jogo por 1 x 0 quando, após um choque dentro da área, o goleiro Rodrigues chuta a bola pra lateral para possibilitar seu atendimento, como também do atacante Rodrigo Silva, do Criciúma.

Ao repor a bola em circulação, o time catarinense não respeita “fair play”,  não devolve a bola ao adversário e.... empata o jogo!!!

Ao final daquela partida, o então diretor de futebol do Criciúma, Antônio Rakette Benatte ainda disparou que “a reclamação dos jogadores do Ceará é choro de perdedor”http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/kzukars/19,0,1505084,

Como se não bastasse, um certo blogueiro catarinense ainda teve a ousadia de escrever.... isso: http://tigrelog.blogspot.com.br/2007/05/fair-play-o-caralho.html

Sim, eu sei que o tempo era outro, os jogadores e treinadores também. Entretanto, os torcedores que viram o os dois jogos eram os mesmos!!!

E de que são feitos os grandes times brasileiros, senão de sua Torcida??? Enquanto, mês a mês, os jogadores passam, os torcedores permanecem e eternizam a “memória do Futebol Brasileiro” enquanto exercitam a “memória de seus times”!!!

                                  Raphael Esmeraldo Nogueira
                                                              Defensor Público

3 comentários:

Anônimo disse...

O amigo Francisco Eliton é um companheiro de tantas histórias (algumas impublicáveis!!???....) de Consurseiro a Defensor, da JF à Defensoria, compartilhando sempre os momentos da vida....
Amigo que hoje, sorrateiramente, “finge falta de inspiração” pra me pedir um pequeno texto só pra estrear minha participação neste espaço. Mas, cá entre nós, “do jeito que eu falo pouco”, nada do que eu escreva pode ser pequeno, amigo!!!
Confesso que você mexeu comigo de novo, velho!! Mesmo que eu seja acostumado a escrever, a verdade é que participar de um espaço que considero mágico, rende sempre uma boa dose de ansiedade!!
Por isso, não dá pra ser frio e começar a escrever como se o convite não tivesse o significado emotivo que tem. Razão porque eu só posso começar depois de dizer: MUITO OBRIGADO PELO CARINHO DE SEMPRE!!!

Raphael Esmeraldo Nogueira

Eliton Meneses disse...

O dileto amigo Raphael Esmeraldo é um grande camarada que tive a honra de conhecer nas andanças concurseiras. Ambos aprovados no concurso para Analista da SJRR, Raphael - já nomeado - veio me conhecer e se despedir na JFCE. Antes só havíamos travado contato virtual no correioweb. Depois, acabava eu de chegar em Roraima - para a PGE/RR - e o encontrei já em vias de se transferir para a Bahia. Ambos também aprovados no concurso da Defensoria do Ceará, Raphael regressou primeiro para a pátria alencarina. Depois, por cá aportei. Ainda em Boa Vista, tinha-lhe dito que faria meu primeiro Júri com ele. Raphael estava lotado em Ipueiras; eu, na vizinha Nova Russas. Raphael, em seu segundo Júri, convidou-me a auxiliá-lo e, assim, cumprindo a promessa, realizei meu primeiro Júri na companhia dele. O tempo exíguo e o acanhamento enorme não me permitiram render as homenagens que o amigo merecia... Mas agora as rendo: amigo, o respeito e a consideração que tenho por você são tão grandes que não cabem em palavras, faladas ou escritas. Meus agradecimentos por tudo!!!

Getúlio Cavalcante disse...

Meus Parabéns Raphael Esmeraldo Nogueira! Belo trabalho, verdadeiramente equilibrado e imparcial. De longe, a melhor reportagem de toda a cobertura dessa polêmica do "fair play" entre Ceará e Criciúma. A imprensa deveria fazer uma reportagem especial sobre as coincidências ocorridas em 2007 e 2012, para todos que gostamos de futebol, entendermos melhor sobre as voltas que o mundo dá, sobre justiça divina, sobre a Lei do Eterno Retorno. Continue fazendo esse belo trabalho. Seria bom se os jornalistas esportivos tivessem uma formação de Direito pra serem mais imparciais, ou então assumissem logo seus times de coração