quinta-feira, 19 de julho de 2012

GREVE DOS PROFESSORES FEDERAIS 2012



Completaram-se anteontem, terça-feira (17), dois meses de greve dos professores das instituições federais de ensino. Os ministério do Planejamento e da Educação apresentaram uma proposta de reajuste salarial; porém, essa foi recusada.
Houve uma proposta de reajuste de até 45% em até três anos, que até 2015 seria paga em parcelas. Para a Andes (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior) essa proposto piorou o quadro.
O governo está vendo o crescimento das paralisações e não se manifesta, o que afera ainda mais os setores da educação. A ampliação está sendo cada vez mais rápida e o governo está com maiores chances de perder o controle da situação.
Só no Rio de Janeiro, por exemplo, estão em greve a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UniRio), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além da Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e as unidades do Colégio Pedro II.
De acordo com os professores de algumas dessas unidades, a greve não é somente por um acordo salarial e, sim, por melhorias na carreira, e, de fato, esse 'pedido' está sendo ignorado.
Segundo o professor do Cefet-RJ e membro do comando de greve da instituição, Alberto de Lima, os professores devem recusar a proposta do governo e manter a greve.

Marinara Albuquerque 
2º Ano EM - Colégio Pedro II  

2 comentários:

Eliton Meneses disse...

Nossa articulista mensal!

Anônimo disse...

Esse tema é assaz interessante!!! Precisa, e como, ser abordado e acompanhado de perto!!! Estamos diante de uma Greve Crescente dos Professores das nossas Universidades Federais!! Hora de acompanhar para evitar autoritarismo por parte do governo ou mesmo birra por parte do movimento grevista!!!

E, pra nossa articulista mensal... Que poder de síntese, hein!! Conseguiu, sinteticamente, expor todas as propostas e recusas nessa demorada negociação!!! Muito Bom!!

Raphael Esmeraldo Nogueira