quinta-feira, 5 de julho de 2012

LAMPIÃO EM LIMOEIRO



No ano de 2002, numa visita ao dileto amigo Chagas de Sousa em Limoeiro do Norte/CE, conheci seu Mundico Sousa, tio-avô do Chagas, ainda lúcido e vivaz apesar dos seus 102 (cento e dois) anos de idade.
Em meio a uma animada prosa, seu Mundico revelou ter testemunhado a passagem de Lampião e seu grupo por Limoeiro do Norte, em junho de 1927, no regresso da invasão frustrada de Mossoró/RN. 
Seu Mundico contou que a cidade toda ficou em polvorosa, aterrada com a possibilidade de o grupo saqueá-la e praticar suas afamadas atrocidades. Seu Mundico, rapaz novo à época, chegou a cavar um buraco no quintal de sua casa, coberto com galhos e folhas, para se esconder do famigerado facínora. 
No entanto, a passagem por Limoeiro foi pacífica, tendo inclusive o grupo posado para a foto histórica acima, de sorte que o esconderijo de seu Mundico não precisou ser ocupado...
Ao final da conversa, indaguei a seu Mundico se, com a aquela idade, mas com uma companheira ainda relativamente nova, ele ainda "quebrava o coco".
O velhinho abriu um sorriso largo e, depois de uma breve pausa, respondeu:
- "Só se for com um machado!"         

Nenhum comentário: