sábado, 18 de agosto de 2012

BULLYING



Bullying, o que seria? De acordo com o dicionário, é um conjunto de maus-tratos, ameaças, coações ou outros atos de intimidação física ou psicológica exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável.
Em determinados tipos de bullying ocorrem as agressões, que muitas vezes prejudica toda a família da vítima e do agressor. Na maioria das vezes, parte-se das escolas e fora da visão de adultos. Mas ocorre também em trabalhos e até mesmo em países.
Este é um assunto não muito recente; porém, vem ganhando cada vez mais atenção. 
O bullying se divide em duas categorias: O bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos; e o bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima.
Esses atos causam dor, angústia e têm somente um objetivo: intimidar a vítima. Muitas outras crianças podem até presenciar as intimidações; porém, se veem sem ação, com medo de serem as próximas vítimas.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Marinara Albuquerque
2º Ano EM - Colégio Pedro II

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa mocinha promete!