domingo, 18 de novembro de 2012

MESTRE LUCAS EVANGELISTA



Lucas Evangelista, poeta cordelista e repentista, nasceu em 06 de maio de 1937, em Crateús/CE. O poeta, ainda na infância, teve contato com a literatura de cordel por intermédio de seus pais, que costumavam cantar e recitar histórias tradicionais. Residindo em Fortaleza, iniciou a vida de vendedor de folheto de cordel e violeiro, fazendo a sua primeira apresentação na Praça dos Leões. Depois, na companhia do irmão, Pedro Evangelista, também poeta e repentista, passou a cantar em outras praças da capital, partindo daí para o interior e outros estados. Publicou centenas de "romances", folhetos e gravou centenas de canções e poemas de cordel. A origem popular de suas canções levaram cantores como Frank Aguiar e grupos como Mastruz com Leite a gravarem suas músicas e poemas. Lucas Evangelista, que possui o título de mestre da cultura tradicional popular, outorgado pelo Governo do Estado, percorre as praças e feiras do interior cearense (inclusive as de Coreaú), divulgando sua arte, contando atualmente com a companhia da violeira Luzia Dias (foto), com quem gravou alguns CD's.
Na X Bienal Internacional do Livro do Ceará, na companhia de Fernando Deda e João Teles, cumprimentamos, com reverência, esse ícone da literatura de cordel do Estado do Ceará. 

5 comentários:

Anônimo disse...

MUSICAS DE MELODIA SIMPLES MAS DE LETRAS FORTES.RAÍZ, EXPRESSÃO SENTIMENTOS E CAUSOS, É O VERDADEIRO ROSTO DO BRASIL NORDESTINO. (JORDAN UNFORGETABLE)

Lya Carmen disse...

Tenho 19 anos, cresci escutando "Lucas Evangelista e Luzia Dias", adimiro o bastante e sonho em vê-lo cantando pessoalmente!

Lya Carmen disse...

Tenho 19 anos, cresci escutando "Lucas Evangelista e Luzia Dias", adimiro o bastante e sonho em vê-lo cantando pessoalmente!

Anônimo disse...

Sou um artista plástico que veio visitar a família em Crateús.Vou aproveitar pra fazer uma pintura em homenagem a esse mestre em alguma parede da cidade.Se alguém puder me informe como eu encontro o Rapentista.Obrigado!

(Glauber Arbos)

Soberano disse...

repentista que tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. E nesse dia ele teve a humiLdade de fazer um verso pra mim. Grande LUCAS.